24Out
veja os Requisitos Basicos

Requisitos básicos para ser recepcionista de sucesso!

O papel da recepcionista agiliza a rotina dentro de uma empresa. Esse é um fato que precisa ser abordado. O profissional recepcionista é a porta de entrada  dos clientes e possíveis parceiros. Sua posição é extremamente importante. Pois, além de organizar, o local que possui um recepcionista mostra um tom de profissionalismo. Para ser um bom funcionário e também conseguir vagas na área é necessário entender que como qualquer cargo existem os requisitos básicos. Você sabe quais são? Nós da Whitening Multiserviços falamos um pouco mais sobre o tema neste artigo. Veja as dicas e se transforme em um(a) profissional de destaque! 

Qual é a função da recepcionista? 

O profissional tem como função o suporte administrativo para toda empresa. Pois, os recepcionistas organizam a agenda do núcleo em que está responsável. Possuem contato direto com três núcleos principais:  comercial, administrativo e atendimento. A relação entre os funcionários dessas áreas e a recepcionista é muito forte. Já em  sua lista de tarefas entram: 

  • agendar reuniões; 
  • atualizar a agenda;
  • receber os clientes na empresa;
  • fornecer informações básicas ao solicitar; 
  • fazer o registro de despesas do escritório; 
  • monitorar o acesso de pessoas dentro do escritório; 
  • cuidar do arquivamento e fazer cópias do documento.

Gostou das principais tarefas? Há em sites de vagas de emprego diversas oportunidades para ser recepcionista. Mas, antes de se candidatar, é necessário observar os requisitos básicos da vaga. Assim, você irá saber se esse cargo é compatível com o seu perfil. Confira a seguir os requisitos básicos do cargo de recepcionista.  

Requisitos básicos para ser a melhor profissional

1- Habilidades em Microsoft Office

Saber Microsoft office é a base para qualquer cargo na empresa. Desde o menor até o maior eixo da pirâmide organizacional é utilizado o pacote office. Dentro desse programa possui: 

  • Word– documento para a produção de atas e anotações importantes; 
  • Excel – produção de planilhas;
  • power point – produção de slides para apresentação.

Os recrutadores realmente perguntam e fazem testes para saber se o candidato sabe usar essas ferramentas. Por isso, buscar cursos online de Microsoft office pode ser uma excelente opção para já entender melhor esse item.   

2- Comunicação ativa

O trabalho está 100% voltado para a comunicação. É desejável que a pessoa seja extrovertida para conseguir passar todas as informações necessárias a quem precisar. Os indivíduos que são tímidos podem ter uma dificuldade logo no primeiro momento. Pois, é muita ligação e contato direto com várias pessoas durante o dia. 

Nada pode se deixar passar. Pois, qualquer dúvida precisa ser transmitida para líder. A base da comunicação de uma empresa começa na recepção.

Caso não passe a informação correta, tudo vai virando uma grande bola de neve. E quando se percebe o problema está enorme. Lembre-se, a comunicação ativa dentro do ambiente de trabalho proporciona grandes lições de aprendizado. 

3- Ensino médio completo

O ensino médio completo também é um tópico muito pedido nos requisitos básicos. As empresas costumam pedir esse grau de escolaridade para ter ciência que aquele candidato sabe fazer alguns itens fundamentais. Como, por exemplo, ler, escrever e conhecimentos de informática. Os anos que compõem o ensino médio são:

  • 1° ano do Ensino Médio;
  • 2° ano do Ensino Médio;
  • 3° ano do Ensino Médio.

4- Organização 

Muitas demandas chegam até a mesa das recepcionistas. E depois, percebe-se que está com várias tarefas na lista. Por isso, é essencial ter organização durante o dia. Além disso, buscar outras vias de organização podem ajudar o trabalho. Como, utilizar aplicativos de lembrete, extensões no Google, programas online, dentre outras alternativas. O planner é uma opção para aqueles que preferem escrever em algo físico. Pois, ajuda a memorizar o que já foi feito. 

5- Atitude e aparência profissional

Mostrar comportamento profissional na empresa representa respeito e ordem. Ou seja, a roupa será utilizada precisa ser formal. Existe um código de vestimenta para tal profissão. Ademais, algumas empresas também fornecem o uniforme adequado para que o contratado não gaste dinheiro com roupas caras. A vestimenta está diretamente relacionada com a aparência. Já a atitude está ligada com o comportamento. Ou seja, como se fala, como age em público, entre outros pontos. 

Já na entrevista, o recrutador da vaga observará como o candidato se vestiu. Então, opte por uma calça jeans, blusa e sapato fechados. As melhores cores de roupa para uma entrevista são as cores escuras. Preto, cinza, marrom, azul e verde escuro. Deixe aquelas estampas chamativas para outra ocasião.  Aqui, o menos é mais. 

6– Boa conduta durante o atendimento ao cliente

Ser simpático e agradável com quem está atendendo é fundamental para os recepcionistas. A boa conduta de atendimento gera uma ótima evolução no trabalho. Geralmente o contato é direto com os clientes tanto presencialmente, quanto no telefone. Ter um bom atendimento auxilia para o retorno desse cliente. Ou seja, eles podem voltar e também indicar o serviço ou empresa.

Conheça a Whitening Multiserviços 

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Com mais de uma década de experiência neste mercado, nossa missão é proporcionar o melhor serviço para nossos clientes.

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