A reabertura de academia no Rio de Janeiro faz parte do cronograma de flexibilização do isolamento social implantado pela Prefeitura. Desde o dia 2 de julho de 2020, as academias puderam reabrir as portas, mas com uma série de recomendações para evitar a infecção pelo novo coronavírus. Neste artigo, a Whitening explica como você, dono ou gerente, pode seguir as regras impostas com o intuito de respeitar o distanciamento social. Confira!
Reabertura de academia com restrições: como fazer?
1 – Agendamento de horário
A reabertura de academia prevê que o estabelecimento só poderá funcionar com um terço da sua capacidade total. Portanto, para cumprir com essa determinação, o indicado é implantar um sistema de agendamento de horário para utilização da academia e controle de acesso. Assim, é mais fácil de evitar aglomerações e, também, gerar confusão no momento de entrada dos alunos.
Uma boa dica é permitir esse agendamento de forma virtual, em uma plataforma online do seu negócio. Além disso, os próprios funcionários podem entrar em contato com os alunos para confirmar presença antecipadamente.
2 – Adaptação das aulas
Após a reabertura, as academias devem respeitar o distanciamento de 6,25 m² por pessoa. Logo, a administração deve adaptar as aulas para que não haja contato físico entre os alunos. Por exemplo, as aulas de luta e dança devem ser praticadas somente de forma individual, nunca em grupo.
Uma ideia excelente para evitar aglomerações com a reabertura da academia é delimitar marcações no chão. Aplique essa medida em todos os ambientes, começando pela recepção.
3 – Treinamento da equipe de limpeza
A higienização é fundamental para manter a academia sempre limpa e desinfetada para evitar a disseminação do coronavírus. Para isso, o treinamento da equipe de limpeza deve ser rigoroso. Inclusive, os funcionários devem usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) disponibilizados pela administração.
É recomendado que a limpeza do ambiente seja feita a cada 3 horas. Ou, em casos de aparelhos de ginástica, essa higienização deve ocorrer de 2 a 3 vezes por dia. Aliás, uma boa dica é deixar um borrifador com álcool e um papel toalha próximo aos equipamentos. Assim, os próprios alunos podem fazer a higienização após o uso.
4 – Divulgação das medidas de prevenção
Além de colocar todas as medidas de prevenção em prática, é necessário também divulgá-las para os alunos e funcionários da academia. Desse modo, todos ficarão bem informados sobre as atitudes da administração em relação à reabertura da academia. E, ainda, poderão sempre se lembrar das normas, praticando-as individualmente.
A melhor forma de conscientizar alunos e funcionários é colar cartazes com avisos espalhados pela academia. Nele, devem constar as seguintes informações:
- higienize as mãos;
- passe álcool em gel;
- use máscara de proteção;
- mantenha distância segura de outras pessoas;
- cubra o rosto ao tossir ou espirrar.
A Whitening Multiserviços pode ajudar você!
A reabertura de academia é um passo importante para a economia do seu negócio. Portanto, conte com quem pode ajudar você nesse momento delicado. Conte com a Whitening Multiserviços! Somos especializados na limpeza de academias do Rio de Janeiro.
Atuamos com rigorosos processos de higienização e limpeza para que todo o ambiente seja desinfetado corretamente. Entre em contato conosco e garanta um serviço de qualidade!
Gostou deste artigo? Acompanhe o blog da Whitening e fique por dentro de todas as novidades! Veja alguns artigos que separamos para você:
- Limpeza de academia: com o que se preocupar?
- 5 dicas para otimizar a limpeza em grandes redes de academias
- Gestão empresarial de academia: saiba como funciona