05Jan
Porteiro e vigilante: entenda a diferença entre as profissões

Porteiro e vigilante: entenda a diferença entre as profissões

Visando a segurança da sua empresa existem diversos serviços. Por exemplo, porteiro e vigilante, que são fundamentais para o funcionamento e tranquilidade do empreendimento. Entretanto, acontece de muitas pessoas confundirem as profissões, mas elas são diferentes e suas funções também. Ao final deste artigo, você será capaz de diferenciá-los e contratar o profissional certo.

Por que é normal confundirem porteiro e vigilante?

A confusão entre porteiro e vigilante ocorre devido à falta de uma legislação mais ampla e efetiva sobre segurança privada no Brasil. Na atual lei, apenas o vigilante é uma profissão regulamentada. Com isso, sem algo específico para os porteiros.

Funções de um porteiro

O serviço do porteiro possui várias funções e a principal é o monitoramento de quem entra ou sai da empresa. Atualmente, é normal terceirizarem esse profissional.

O porteiro é peça chave da portaria e fica responsável por diversas funções. Listamos algumas delas:

  • receber encomendas;
  • distribuir correspondências;
  • transmitir reclamações;
  • anunciar a chegada de visitantes;
  • anotar recados.

Funções de um vigilante

Vamos agora para o cargo que tem o respaldo da legislação brasileira, o vigilante. A vigilância tem como principal função levar segurança para a empresa ou condomínio. Diferentemente dos porteiros, eles precisam fazer cursos e treinamento em locais autorizados. Em caso de negligência, as punições podem ser severas.

Vamos à lista de algumas funções do vigilante:

  • realizar rondas;
  • proteger as pessoas que estão no local;
  • estar atento a alarmes e situações suspeitas;
  • interceder ocorrências;
  • ocupar o posto da vigilância.

Qual a diferença entre porteiro e vigilante?

Finalmente, vamos à diferença entre as profissões de porteiro e vigilante.

O porteiro tem a responsabilidade de controlar a recepção, monitorar quem entra e sai. Por outro lado, o vigilante tem o foco na segurança de toda a empresa. Além disso, o porteiro fica exclusivamente na portaria, na entrada. Já na vigilância, é necessário rondas em todos os ambientes, sem algum exclusivo.

Conheça a Whitening Multiserviços!

Agora entendeu qual é a diferença entre porteiro e vigilante? Já sabe qual profissional se encaixa na sua necessidade? Conte com a Whitening Multiserviços! Uma empresa com mais de 10 anos de experiência na terceirização de mão de obra no RJ.

Também somos qualificados em limpeza e conservação. Sem contar com a terceirização de recepcionista, zelador e muitos outros! Se interessou nos nossos serviços? Fale conosco!