O porteiro é o profissional responsável por atuar na portaria e, portanto, tomar as devidas ações para todas as situações que possam ocorrer neste ambiente. Entretanto, não somente questões externas podem comprometer o serviço. Produzimos este artigo para que você conheça quais são os piores erros cometidos na portaria, assim não restarão dúvidas no momento da contração. Ao final dele, veja com quem contar para tornar o monitoramento do condomínio ou empresa mais eficaz. Boa leitura!
4 principais erros cometidos na portaria
1- Falta de atenção
Os porteiros são profissionais que devem manter total atenção quando se encontram na portaria. Por isso, alguns hábitos ruins podem ser considerados falta de atenção ao desenvolvimento do trabalho. Alguns exemplos, nesta medida, são:
- cochilar durante o expediente;
- distrair-se com quaisquer aparelhos eletrônicos;
- alongar conversas com condôminos ou funcionários e esquecer de retomar às atividades.
De tal forma, o primeiro dos erros cometidos na portaria da nossa lista é a distração excessiva resultante da falta de atenção dos profissionais.
2- Liberação de acesso indevida
Outro fator muito importante em portarias é o domínio do acesso às dependências do prédio. O portão apenas deve ser liberado após a identificação dos visitantes ou moradores. No primeiro caso, por exemplo, deverá ser feita de forma prévia para conceder a oportunidade do condômino autorizar ou não a visitação.
Por isso, os porteiros devem buscar formas de verificar todas as informações procedentes dos visitantes. Elas incluem nome e andar no qual se destina. Atenção: essas informações devem ser concedidas por meio do interfone. Na hipótese da pessoa ser resistente à entrega destas informações, o porteiro deverá tomar providências de acordo com a orientação do treinamento.
3- Abandono do posto de trabalho
Entende-se como abandono toda ação que resultar em ausência durante muitas horas distante da portaria. Por isso, é reconhecida como a pior falha que pode ser realizada por porteiros. Estes profissionais são terminantemente proibidos de realizar esta ação sem que seja devido a razões maiores. Ou seja, ajudar condôminos em alguma situação de risco.
Os moradores devem ficar atentos para o fato da função dos porteiros não englobar fatores de ausência sem informação prévia. Logo, torna-se uma ação que consta entre os erros cometidos na portaria.
4- Liberação indevida dos entregadores
Outro ponto a ser destacado sobre as funções que devem ser desempenhadas pelo porteiro é o recebimento de cartas e encomendas. Por isso, o regimento interno do condomínio ou empresa deve estabelecer se realmente existe a necessidade que entregadores acessem o ambiente interno.
Em prédios, a liberação da entrada dos entregadores até o apartamento deve ser uma escolha feita por cada condômino e, desta maneira, deve ser avisada ao síndico. Quando o porteiro permite que o entregador entre sem cumprir todas as restrições, ele está cumprindo um dos erros cometidos na portaria.
Gostou do nosso artigo sobre os erros cometidos na portaria? Conte com o serviço de terceirização de porteiros da Whitening Multiserviços para garantir a segurança do seu estabelecimento!
Em nosso blog, confira outros artigos que já preparamos para você! Lá estão: