08Ago
Dois profissionais apertam as mãos durante a contratação de porteiro

Contratação de porteiro: conheça as principais dicas

O porteiro é um dos principais profissionais que atuam dentro de um condomínio. Ele será responsável por recepcionar os condôminos e as pessoas que frequentarem suas casas. Além disso, também cabe a esse profissional a função de repassar recados e receber cartas. Dessa forma, ele assume grande responsabilidade dentro do contexto em que está inserido. Foi pensando nisso que a Whitening Multiserviços desenvolveu este artigo. Nele, trataremos as principais dicas que devem ser levadas em consideração no momento da contratação de porteiro. Boa leitura!

Dicas para a contratação de porteiro

A busca por um profissional eficiente é iniciada ainda enquanto a contratação de porteiro encontra-se na triagem de currículos. Por meio desse documento, a empresa faz o primeiro contato com o candidato à vaga. Assim, para a segunda fase são escolhidos aqueles que têm aproximação com os valores da empresa e qualificações necessárias para a atuação. Contudo, é durante a entrevista que a contratação de porteiro é feita efetivamente. Por conta disso, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Mulher estende a mão para cumprimentar o profissional durante a contratação de porteiro

Defina o perfil do profissional

Definir o perfil do profissional é o primeiro passo para a contratação de porteiro. Em assembleia, é preciso definir qual é a necessidade apresentada pelos moradores do condomínio. Além disso, deve-se levar em consideração, também, quais exigências são feitas por eles a fim de adequar o profissional a elas. Em geral, as pessoas costumam optar por funcionários que apresentem-se como responsáveis, cordiais, éticos e proativos. Em suma, para dar início a contratação de porteiro é preciso consultar os condôminos e, assim, projetar o melhor perfil para a vaga.

Analise experiências anteriores

Para que a contratação de porteiro siga de maneira adequada é preciso proceder a análise das experiências anteriores dos candidatos. Tendo em vista que a função de porteiro possui baixa rotatividade, o melhor profissional para o cargo deve apresentar experiências “consistentes”. Fazer um levantamento das questões que levaram ao desligamento do último emprego também entra nessa fase. A justificativa não deve estar relacionada a conflito com colegas ou superiores.

Profissional com contrato e caneta na mão durante a contratação de porteiro

Verifique a capacidade de comunicação

Como tratamos anteriormente, o porteiro será o profissional que atenderá aos moradores e visitantes, assim torna-se fundamental que ele possua bom domínio do português. Leve em consideração tanto a língua falada, quanto a escrita. Além do domínio da língua, é preciso que o candidato apresente traços relativos à simpatia e solicitude. Dessa maneira, características relacionadas a boa comunicação devem ser levadas em consideração no momento da contratação de porteiro.

Considere a distância de deslocamento

No momento da contratação de porteiro é preciso levar em consideração o trajeto que será realizado pelo candidato. Quanto mais distante o profissional residir, será gasto mais tempo no trânsito e, consequentemente, gasto de energia. Esses fatores podem estar intrinsecamente ligados a produtividade do serviço, visto que demanda muito dinamismo. Então, a intenção em considerar a distância é garantir a redução da probabilidade de atrasos e a eficiência das atividades.

Profissional olha o relógio no pulso durante a contratação de porteiro

Opte pela terceirização!

Gostou do nosso artigo sobre a contratação de porteiro? Conheça a Whitening Multiserviços! Estamos entre as principais empresas de terceirização no RJ! Em nosso blog, você confere 5 passos importantes para treinamento de porteiros e importância de treinamento para porteiros. Realizamos terceirização de porteirozelador e vigilante.