A terceirização de serviços como porteiro e recepcionista traz diversos benefícios e é de grande importância para as empresas. Ela proporciona economia de recursos, maior especialização, flexibilidade e um atendimento de qualidade, permitindo que se concentrem em suas atividades principais e melhorem sua imagem institucional. Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de contratar um profissional porque não sabem exatamente a diferença entre cada um deles. Pensando nisso, no artigo de hoje, a Whitening vai te explicar qual a diferença entre porteiro e recepcionista para você saber qual melhor atende a suas necessidades. Leia e entenda!
Qual a real diferença entre porteiro e recepcionista?
Muita gente ainda confunde, mas porteiro e recepcionista desempenham funções distintas com responsabilidades específicas e complementares. Entenda a diferença entre as funções e escolha com mais assertividade.
O que faz o porteiro?
O porteiro é como e fosse um guardião da segurança. Ele é o profissional encarregado de controlar o acesso (https://scbrasil.com/categoria-produto/controle-de-acesso/) físico às instalações e garantir a segurança do local. A principal função desse profissional é monitorar as entradas e saídas de pessoas e veículos, verificando identidades, autorizações e fazendo registros adequados.
Além disso, o porteiro pode realizar outras tarefas relacionadas à segurança, como o acionamento de sistemas de alarme e a comunicação com órgãos de segurança pública em situações emergenciais. Em um condomínio, por exemplo, o porteiro garante que apenas moradores, visitantes autorizados e prestadores de serviço entrem no prédio, contribuindo para a privacidade e tranquilidade dos condôminos. Sua presença também inibe ações criminosas e contribui para um ambiente mais seguro. Ele pode ser ainda o responsável pelas câmeras e circuito de segurança do condomínio.
E o recepcionista?
Já o recepcionista desempenha um trabalho como se fosse o anfitrião do atendimento. A sua função é mais relacionada com o atendimento ao público. É esse profissional que recebe, acolhe e encaminha visitantes, clientes e colaboradores. Ele é essencial para a imagem do negócio, empresa ou condomínio já que ajuda a criar a primeira impressão.
O recepcionista é responsável também por:
- responder a perguntas;
- fornecer informações sobre a empresa;
- ajudar com informações sobre serviços oferecidos;
- direcionar as pessoas para os setores corretos.
Além disso, ele pode administrar ligações telefônicas, agendar compromissos e auxiliar na organização de eventos ou reuniões.
A verdade é que em muitos locais, porteiro e recepcionista trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor. Juntos, eles são peças-chave para garantir a fluidez das operações internas e externas além de garantir a satisfação de todos que frequentam o ambiente.
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