Em prédios comerciais, residenciais, condomínios e empresas, a primeira pessoa a receber os convidados é o porteiro. Ele é o principal responsável pelo controle de acesso do local e pela segurança do mesmo. Por isso, é muito importante que o treinamento de porteiros seja feito da maneira mais completa e profissional.
Na maior parte dos casos, esse treinamento é feito de maneira informal, não abrangendo toda a gama de assuntos necessária. Para que seus porteiros estejam sempre prontos para tudo, a Whitening separou algumas dicas de ouro para que o treinamento seja cumprido de maneira integral, sem deixar qualquer competência de lado.
É muito importante que o orientador dos porteiros seja muito claro quanto às responsabilidades que serão assumidas por eles. Eles precisam estar completamente cientes sobre a importância e necessidade de seus serviços e o quanto eles precisam estar sempre atentos ao que se passa no ambiente de trabalho. Eles são os principais agentes de segurança de um condomínio e precisam saber como realizar procedimentos pertinentes a isso.
Dentro do treinamento de porteiros, é importante que não faltem orientações sobre procedimentos em casos especiais. Entende-se por casos especiais, acontecimentos como assaltos, incêndios e outros da mesma natureza. Os porteiros são, geralmente, os primeiros a saber o que está acontecendo e, por isso, devem saber exatamente como agir: não perder o controle emocional, procurar ganhar tempo, buscar ajuda, observar o que se passa em volta, evitar que alcance os clientes ou moradores, providenciar socorro quando necessário, colaborar com trabalhos de perícia, etc.
Ainda no treinamento, o orientador dos porteiros deve passar a eles todas as normas e regulamentos do condomínio. Desde procedimentos padrões – como anunciar a chegada de visitantes, conduzir entregadores, levar correspondências – até a localização das máquinas e regras de uso dos espaços e áreas comuns. Saber sobre os horários que as pessoas podem utilizar equipamentos e salas do condomínio também é muito importante.
Desde interfones até alarmes e quadros de iluminação, os porteiros devem saber como usar todos os equipamentos e máquinas disponíveis. Além disso, ele deve saber como instruir algum cliente sobre isso, caso necessário.
Os porteiros devem ter sempre em mente que precisam ser prestativos com os clientes. Ter proatividade, apresentar soluções viáveis a possíveis problemas e atender de maneira solícita são medidas viáveis e que agradam a todos.
Por mais que um curto treinamento de porteiros seja sempre necessário, quando optamos pela contratação de profissionais já qualificados para determinado serviço tudo se torna mais simplificado. Além de otimizar o tempo, a qualidade do serviço prestado será ainda maior. A melhor opção, nesses casos, é contratar profissionais terceirizados. A Whitening está há 10 anos no mercado de terceirização de mão de obra e tem profissionais específicos para cada função. Saiba mais sobre este e outros serviços em nosso site.
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