O bom treinamento de um garçom é tão importante quanto a qualidade da comida oferecida no ambiente. Nada causa mais frustração para um cliente, seja ele novo ou antigo, que um garçom mal educado ou despreparado. Agilidade, cordialidade e organização são essenciais para gerar uma boa impressão e fidelizar os clientes.
Oferecer um treinamento adequado para garçons pode ser um grande diferencial no mercado, já que você terá uma equipe especializada e altamente capacitada. O garçom deve conhecer todos os setores do local de trabalho, pois irá interagir com cada um deles. Garçons que conhecem seu ambiente de trabalho ganham autonomia para tomar decisões rapidamente durante algum atendimento. Pensando nisso, trouxemos 5 passos importantes no treinamento de um garçom. Confira!
Em qualquer ambiente, um treinamento não gera bons resultados se não for feito perante um cronograma. Planejamento e organização são fundamentais para o alcance de bons resultados. Portanto, escolha um ambiente onde você e seus funcionários poderão desenvolver estratégias de atendimento. Além disso, estabeleça horários e dias fixos para que ocorra o treinamento.
Um bom garçom deve ser cortês, mas sem ser indiscreto. Além disso, o garçom deve transmitir educação e usar expressões como: com licença, obrigado e boa noite. Ele deve ser receptivo e causar uma impressão de paciência e gentileza aos fregueses.
Para exercitar um trabalho com excelência, o garçom necessita aprender técnicas de acordo com cada serviço que irá prestar.
Quando estamos em um evento ou restaurante e observamos garçons com o uniforme adequado e uma postura ereta, temos a impressão de que a organização daquele local é impecável. Portanto, invista neste aspecto no treinamento. O garçom deve, no mínimo, conservar uma postura ereta e elegante. É inteligente criar pontos específicos para que o profissional veja o máximo possível do ambiente e aguarde para ser chamado. Se estiver com as mãos desocupadas, elas devem ser postas para trás do corpo, e em hipótese alguma o garçom deve se escorar em móveis e paredes do ambiente.
É de extrema importância salientar que o profissional não deve ter uma boa imagem somente perante a clientela. Maledicências no ambiente de trabalho devem ser terminantemente proibidas. Ressalte a importância de manter certo nível de formalidade com os clientes, falar em tom de voz médio e não demonstrar ansiedade ou insatisfação.
Devemos preparar nosso ambiente de trabalho e organizar as formas de atendimento de acordo com as tendências do mercado, eventos especiais e datas comemorativas. A equipe de garçons deve acompanhar a apresentação de novas técnicas de venda e relacionamento. Para isso, você pode investir em treinamentos específicos e avaliar os resultados. Incentive seus profissionais a buscarem aprimoramento, como novos idiomas, por exemplo. Assim, eles podem se comunicar com todo tipo de pessoa, inclusive os estrangeiros.
Uma empresa especializada possui qualidade garantida na mão de obra, evitando gasto de tempo essencial para os gestores. A Whitening Multiserviços conta com o serviço de terceirização de garçons em toda a cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio. Nossos profissionais são altamente qualificados e você não precisará dispor de tempo para treiná-los. Entre em contato conosco para saber mais.
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