22Ago
Como Evitar O Risco Jurídico Na Terceirização De Serviços

Risco jurídico: como evitá-lo na terceirização?

A terceirização de serviços é uma prática cada vez mais comum em empresas. A ferramenta apresenta inúmeros benefícios, como a redução de custos e otimização de processos. Entretanto, o medo do risco jurídico ao contratar empresas terceirizadas ainda é comum entre gestores. Esse receio pode fazer com que a organização não aproveite as vantagens da terceirização e perca a qualidade.

Para que isso não aconteça, a Whitening Multiserviços elaborou este artigo. Aqui você descobrirá quais cuidados devem ser tomados ao contratar uma empresa terceirizada. Assim, você não correrá o risco de sofrer penalidades e poderá aproveitar todas as utilidades da ação.

É possível fugir do risco jurídico na terceirização de serviços?

A terceirização consiste na admissão de outras empresas especializadas para realizar atividades-meio. Ou seja, aquelas que não estão relacionadas ao objetivo final do contratante. Geralmente, os serviços de limpeza e segurança são os mais terceirizados no Brasil.

Por conta do crescimento da atividade, foram criadas novas regras para regularizar o ofício. A implantação dessas normas geraram novas incertezas para os empresários. Evitar um possível risco jurídico com a prática nunca foi tão importante para empresas.

Entretanto, ações trabalhistas podem ser facilmente evitadas com a execução de algumas providências. Confira quais são elas:

Fiscalização

evitando o risco jurídico

Um equívoco comum entre os gestores é acreditar que o contratante não tem obrigações com os funcionários terceirizados. Entretanto, caso a prestação do serviço seja feita de forma ilegal, a empresa tomadora pode ser responsabilizada. Os custos processuais não são baixos e envolvem o pagamento de verbas trabalhistas e rescisórias. Caso a terceirizada não pague essa condenação, o funcionário pode acionar a contratante na justiça e exigir os seus direitos.

Por isso, ao acordar por um serviço externo, o empresário precisa acompanhar o pagamento de salários e outras taxas. Durante a elaboração do contrato, é possível adicionar uma cláusula exigindo a apresentação de holerites de pagamento. Dessa forma, ele terá uma garantia de que as relações de trabalho estão dentro da regularidade.

Verificação da documentação

Outra precaução importante é a checagem da documentação da provedora. Certifique-se de que os registros necessários para que o serviço seja feito dentro da legalidade estão em dia. Busque consultar certidões de débitos negativos e pesquise pelos clientes da empresa. Também é importante fazer a verificação de documentos negativos emitidos pelo Procon. Dessa maneira, você terá uma visão mais imparcial da instituição com a qual você deseja fazer negócio. Essa ação pode ser a precaução ideal para que você evite diversas dores de cabeça ao longo do serviço.

Elaboração minuciosa do contrato

Esse documento é útil para garantir a segurança das duas partes do acordo. Portanto, essa etapa deve ser feita com cuidado e com o auxílio de advogados. Assim, você poderá prevenir qualquer risco jurídico futuro.

Lembre-se de utilizar a legislação atual para estabelecer as regras e atualize o contrato sempre que for necessário. É fundamental que informações como os prazos, valores e processos de produção estejam bem especificados. Estabeleça uma comunicação transparente com a empresa terceirizada, para que não aconteçam desentendimentos e alterações frequentes.

Cuidado com preços muito baixos

Geralmente, empresas que oferecem serviços de terceirização com preços muito baixos não são de boa qualidade. O baixo custo pode estar relacionado à falta de treinamento dos funcionários, falta de pagamentos ou equipamentos ruins. Todos esses fatores podem causar transtornos ao contratante e diminuir a qualidade do serviço prestado.

Portanto, escolha empresas com preços na média do mercado. Prefira equipes especializadas, com uma boa estrutura de atendimento e alto conhecimento técnico. Assim, as chances de receber um resultado insatisfatório são bem menores. Além disso, empresas terceirizadas mais experientes e qualificadas costumam seguir as normas com mais rigor. Escolher bem a organização com quem você fará negócio será um diferencial no momento de fugir do risco jurídico.

Conte com uma empresa de terceirização de qualidade

A Whitening Multiserviços é a empresa certa para quem deseja evitar o risco jurídico durante a terceirização. Estamos há mais de 10 anos no mercado e nossa equipe de funcionários é comprometida com a qualidade. Contamos com serviços de terceirização de mão de obra e seguimos todas as normas necessárias para garantir segurança e satisfação. Atuamos no Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e teremos o prazer de responder todas as suas dúvidas!