A limpeza de hospitais e clínicas é indispensável, já que são ambientes que necessitam de desinfecção e limpeza constantes. Por isso, é importante conhecer a fundo o protocolo e as regras de limpeza próprias para esses locais, além de ter sempre em mente que a atuação não pode interferir no trabalho da equipe médica e demais funcionários.
Em um ambiente hospitalar, todos estão expostos ao risco de infecção hospitalar, portanto, a limpeza adequada é uma medida de proteção tanto para pacientes quanto para acompanhantes e funcionários. Confira agora alguns itens que não podem ser esquecidos na hora de limpar hospitais e clínicas.
Uma das prioridades na hora de realizar a limpeza de hospitais e clínicas deve ser diminuir o risco de contaminação no ambiente. Como as áreas hospitalares estão subdivididas em críticas, semicríticas e não críticas, os produtos de limpeza empregados variam considerando o risco de infecção. É importante trocar os panos e soluções dos baldes ao finalizar cada ação de limpeza de um mobiliário ou área, pois isso diminui o risco de contaminação.
A cozinha, principalmente de um hospital, é um ambiente que necessita de cuidados especiais. Os alimentos devem ser muito bem lavados e os profissionais devem estar devidamente paramentados para preparar as refeições. Um talher mal lavado pode trazer um risco grande de infecção hospitalar para um paciente, por isso, a maioria dos hospitais opta por utensílios de plástico, que não devem ser reutilizados.
Para manter as condições adequadas no processo de limpeza em uma câmara fria, é necessário que os funcionários sejam especializados e altamente treinados. Algumas normas devem ser seguidas por ser um ambiente que lida com imunobiológicos, medicamentos e outros fármacos que necessitam ter uma temperatura controlada.
A utilização de bons equipamentos é uma boa garantia de um serviço de limpeza de qualidade. Alguns dos equipamentos permitidos na limpeza hospitalar são os aspiradores, os carrinhos de limpeza, enceradeiras, lavadoras e os carrinhos de transporte de material. Placas de sinalização devem ser utilizadas em casos de risco, como quando o piso estiver molhado, por exemplo.
Como foi dito acima, os produtos variam de acordo com a área e o risco de infecção. Outro ponto determinante é se o funcionário realiza uma limpeza em ambientes que se encontram ocupados ou uma limpeza de desinfecção após desocupação de ambiente ou imobiliário. É fundamental não misturar produtos. Detergentes neutros, soluções desinfetantes, neutralizadores de odor, ceras, cada um deve ser usado para sua correta finalidade. Outros produtos comuns são: hipoclorito de sódio, álcool 70% e água sanitária.
A contratação de uma empresa especializada em limpeza e conservação é um diferencial quase indispensável quando o assunto é a limpeza de hospitais e clínicas. Para trabalhar nestes ambientes, uma equipe altamente especializada é necessária. Um treinamento rigoroso quanto à higiene, desinfecção e esterilização, deve ser dado aos funcionários para garantir máxima eficiência.
Conte com a Whitening Multiserviços. Somos uma empresa de limpeza no RJ com 10 anos de experiência em limpeza e conversação. Entre em contato e obtenha mais informações. Teremos prazer em atendê-lo.
Links úteis:
firma de limpeza
empresas de limpeza RJ
terceirização de mão de obra
terceirização de serviços
Preparar o ambiente para a festa de Natal na escola não precisa ser difícil. Confira…
Notou algumas manchas na parede de casa? Não se preocupe, leia o artigo e descubra…
Como limpar chão de taco? A Whitening Multiserviços dá algumas dicas essenciais. Confira já!
Você sabe como limpar o teto? No artigo, a Whitening Multiserviços dá algumas dicas e…
Quer contratar um profissional terceirizado para te ajudar. Nós temos a solução para você. Confira…
Leia o artigo e confira algumas dicas para fazer uma limpeza do espaço pet em…