Categorias: Dicas

O perigo de erros na limpeza hospitalar

A limpeza hospitalar é tão importante quanto um bom atendimento em hospitais, clínicas e todos os tipos de locais que trabalham com saúde.  Quando entramos em um hospital e observamos um ambiente limpo e higienizado, não nos damos conta de quantos resíduos são produzidos diariamente naquele ambiente. Pacientes e funcionários são expostos a todo tipo de doença e a limpeza hospitalar é de fundamental importância para diminuir os riscos.

Os cuidados com a limpeza hospitalar devem ser bem maiores que os cuidados com uma limpeza comum, devido ao fato de pessoas doentes entrarem e saírem daquele ambiente todos os dias. Ou seja, deve ser isento de qualquer tipo de erro. Qualquer higienização mal feita em um ambiente hospitalar pode abrir portas para surtos de doenças. Hoje, viemos mostrar para você o porquê de erros na limpeza hospitalar serem tão perigosos. Confira!

 

O que é limpeza hospitalar?

Quando nos referimos à limpeza hospitalar, não falamos somente em manter ambientes limpos e desinfetados. A limpeza hospitalar inclui de termômetros a recipientes de álcool em gel. Além dos ambientes, objetos utilizados, seja em cirurgia ou em um simples atendimento, devem ser higienizados a cada paciente. A higienização de funcionários é extremamente importante, afinal, que diferença faz um ambiente limpo se suas mãos estão infectadas? Além disso, é importante reservar um local para os funcionários deixarem seus uniformes de trabalho. Isso evita que certos germes cheguem aos espaços esterilizados.

Lixo hospitalar

Hospitais têm a capacidade de produzir uma quantidade muito grande de lixos perigosos. E quais são os lixos considerados perigosos? Os perfurocortantes, ou seja, objetos capazes de perfurar e/ou cortar. Por que esse tipo de material é considerado perigoso? Eles oferecem grande risco de transmissão de doenças infecto-contagiosas; os químicos – que são bastante diversificados – e os radioativos, devem ser tratados no interior do hospital.

Todavia, saber como atuar no recolhimento, descarte e higienização total de ambientes propícios à contaminação é necessário. Normalmente, gerentes de hospitais e clínicas contratam uma empresa especializada em limpeza, para preservar seus enfermeiros e funcionários de riscos excessivos.

Riscos de uma limpeza mal feita

Se um surto de doença se espalha pelo ambiente hospitalar devido a uma higienização mal feita, a qualidade do serviço prestado no hospital ficará a prova. Além de vírus e bactérias que se disseminam pelo ar, os riscos biológicos causados por objetos perfurocortantes contaminados são preocupantes. Quando ocorrem possíveis acidentes, eles são potencialmente perigosos, pois inúmeras doenças podem ser transmitidas, como o HIV, por exemplo.

Portanto, uma limpeza hospitalar bem executada deve ser uma prioridade para gestores de hospitais e clínicas, pois evita a contaminação e disseminação de infecções. Em nosso blog, você pode conhecer seis quesitos importantes na limpeza hospitalar.

Limpeza hospitalar especializada

Como vimos acima, muitos gestores contratam empresas especializadas para realizar a limpeza hospitalar. Empresas que possuem funcionários treinados e altamente capacitados para o serviço. A Whitening Multiserviços fornece um serviço de limpeza e conservação para toda a cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio. São 10 anos de experiência para garantir o bem estar dos seus pacientes e funcionários. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

 

Links úteis:
empresa de limpeza
firma de limpeza
empresas de limpeza
terceirização de serviços
terceirização RJ

Compartilhe

Artigos recentes

Festa de Natal na escola: como preparar o ambiente?

Preparar o ambiente para a festa de Natal na escola não precisa ser difícil. Confira…

3 semanas atrás

Manchas na parede: como limpar?

Notou algumas manchas na parede de casa? Não se preocupe, leia o artigo e descubra…

3 semanas atrás

Dicas da Whitening: confira as recomendações para limpar chão de taco!

Como limpar chão de taco? A Whitening Multiserviços dá algumas dicas essenciais. Confira já!

1 mês atrás

Saiba como limpar o teto da sua empresa com a Whitening Multiserviços!

Você sabe como limpar o teto? No artigo, a Whitening Multiserviços dá algumas dicas e…

1 mês atrás

Funções do auxiliar administrativo: veja as atribuições profissionais

Quer contratar um profissional terceirizado para te ajudar. Nós temos a solução para você. Confira…

3 meses atrás

Dicas Whitening: saiba limpar o espaço pet em condomínios!

Leia o artigo e confira algumas dicas para fazer uma limpeza do espaço pet em…

3 meses atrás