26Set
Principais Funções De Um Vigilante

Funções de um vigilante terceirizado: saiba quais são!

Atenção, síndicos! Precisa de uma pessoa que fique encarregada de vigiar e garantir a segurança do seu condomínio? Um profissional vigilante pode ser o ideal para essa situação! Não sabe por quê? Neste artigo, a Whitening Multiserviços explica melhor como ele trabalha. Prossiga a leitura e entenda quais são as funções de um vigilante e como ele pode ajudar!

3 funções de um vigilante

Basicamente, o vigilante é aquele profissional da segurança privada que fica responsável por realizar a segurança física de pessoas, bens, valores e edificações. Isto é, tanto em estabelecimentos privados quanto em públicos. Sua profissão é regulamentada pela Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983.

Dentro dos serviços do vigilante, estão inclusas várias funções. A seguir, contamos quais são as principais e como elas podem contribuir para a segurança do seu condomínio. Confira abaixo!

1) Prevenção de perigos

A principal função de um profissional da vigilância é ser cuidadoso, atento e zelar pela segurança no serviço prestado. Seja na guarda de um condomínio ou transporte de algum bem, ele deve estar sempre de vigília. Serve, principalmente, para reforçar a segurança. Auxilia no controle de pessoas no próprio ambiente e ao redor e na identificação de qualquer ameaça.

2) Ocorrência

Às vezes, não é possível detectar ou impedir uma ocorrência. Quando isso acontece, o papel do vigilante se torna seguir os protocolos de segurança para prevenir mais danos e contornar a situação, o que inclui:

  • acionar as autoridades;
  • proteger as pessoas no local, evitando haver vítimas;
  • proteger bens, evitando a degradação da propriedade.

3) Pós-ocorrência

Por fim, entre as funções de um vigilante está a atuação no pós-ocorrência. Nesse momento, o profissional deve relatar os acontecimentos vividos, colaborando com as autoridades. No caso de um assalto à propriedade vigilada, por exemplo, ele deve ajudar ao máximo na identificação de suspeitos, para que estes possam ser punidos.

Conheça os tipos de vigilância existentes!

Agora, você já entende melhor quais são as funções de um vigilante. Mas, sabia que há diferentes tipos desse profissional? Pois é, existem especializações. Conheça-as!

Vigilante Patrimonial

O vigilante patrimonial atua principalmente em eventos sociais e em estabelecimentos, por exemplo. Sua função aqui é basicamente a de prevenção. Ele deve ficar de guarda e atento para garantir a segurança física das pessoas e a integridade do patrimônio vigilado.

Segurança Pessoal Privada (SPP)

Nesse caso, o vigilante fica responsável por executar a atividade de segurança pessoal. Ou seja, ficar atento às ameaças e possíveis ocorrências que ocorram próximas da pessoa sob a qual ele está responsável durante o serviço. Assim, na SPP, tem a finalidade de garantir a integridade física de pessoas.

Escolta Armada

Na escola armada, o vigilante tem a atividade de acompanhar e ficar de segurança para uma carga. Ele, então, acompanha no transporte e precisa ficar de guarda para se assegurar da chegada desse bem de forma integral, sem intercorrências.

Transporte de Valores

Já o vigilante do transporte de valores é aquele que executa a atividade. Isto é, fica responsável por transportar valores, numerário ou bens, mediante a utilização de veículos, sejam comuns ou especiais.

Conheça a Whitening Multiserviços!

Leu o artigo e percebeu que o profissional o qual você estava à procura era um vigilante? Então, você está no lugar certo! A Whitening Multiserviços é uma empresa de terceirização do RJ e conta com a melhor equipe de profissionais. Conosco, você garante qualidade, segurança e eficiência no serviço contratado. Entre em contato e conte com uma terceirização de vigilante de excelência!