21Jun
qual a Funcao Telefonista

Qual é a função de uma telefonista? Confira com a Whitening!

Ao pensar na função de uma telefonista é comum remetermos a pensamentos de uma profissão que ficou no passado, mas não é bem assim. Com o crescimento de empresas e o avanço da tecnologia, diversas organizações optaram pela contratação de telefonistas para otimizar o tempo dentro da empresa. Quando falamos na língua dos negócios, tempo é igual a dinheiro. Com a Whitening, nesse artigo, você aprenderá a função de uma telefonista e suas principais características dentro de uma firma. Leia e entenda!

Função de uma telefonista

Quem ocupa o cargo de telefonista está em contato direto com três principais núcleos dentro da organização, sendo eles: 

  • o atendimento;
  • o administrativo;
  • o comercial. 

De empresa para empresa essa configuração estrutural pode mudar. Mas, é importante analisar que de qualquer forma é necessário a(o) telefonista saber todas as características e informações da firma em que irá prestar o serviço. De certa forma, esse será o primeiro contato de clientes ou até mesmo futuros investidores da empresa. Sabendo dessa informação, vamos agora saber mais sobre a função de uma telefonista. 

Telefonistas em seu dia a dia atendem e transferem ligações para seu determinado ramal. Além disso, elas são responsáveis por anotar recados, dar informações da firma, registrar chamadas e podem executar algumas tarefas administrativas também, por exemplo. Isso inclui ser responsável por agendar reuniões, chamadas especiais, preencher planilha, etc.  

4 características essenciais para a profissão 

1 – Simpatia 

Em um dia de trabalho pode acontecer de receber uma ligação de um cliente ou fornecedor com um tom de voz rígido e isso não pode prejudicar a comunicação. Nesse caso é preciso manter a calma e tentar ajudar da melhor forma possível. Um fator fundamental é a simpatia e a leveza no tom de voz na ligação. 

2 – Boa memória 

Ter uma boa memória é muito importante porque os telefonistas precisam ter em mente o número do ramal, os recados anotados importantes, saber algumas informações da instituição, entre outros fatores. Por isso, a memória e o raciocínio rápido ajudam muito nesse processo. Uma boa dica é fazer exercícios que treinem a parte do cérebro responsável por guardar informações.   

3 – Organização 

Organizar o passo a passo da rotina é necessário para quem quer trabalhar ou trabalha como telefonista. A organização sem dúvidas é a principal função de uma telefonista e característica para quem gostaria de seguir nessa profissão. E não apenas fale, mas mostre na entrevista de emprego. 

4 – Querer ajudar

É normal em um dia de trabalho receber uma ligação do  fornecedor com uma dúvida muito difícil de responder ou ainda um cliente com diversas dúvidas sobre a empresa. Perante essa situação é preciso ter concentração e querer sempre ajudar o próximo para  sanar as questões abordadas  com uma boa comunicação. Seja pró-ativa e ofereça ajuda sempre que perceber uma dificuldade.

Conheça a Whitening Multiserviços!

A Whitening é terceirização do RJ, e temos o serviço de tereirização de recepcionistas e  telefonistas! Com mais de uma década de experiência nesse mercado. Nossa missão é proporcionar o melhor serviço para nossos clientes.

Gostou do nosso trabalho? Entre em contato conosco!