Tutorials

O que ter num cronograma de limpeza semanal para restaurante?

Todos sabem que um local bem limpo e higienizado é mais agradável a quem convive nele. Em caso de restaurantes, isso é especialmente mais sério. Por serem locais de preparação e consumo de alimentos, restaurantes devem estar sempre em dia com dicas de limpeza. Seja diariamente, semanalmente e mensalmente, esse cuidado precisa ser feito corretamente. Pensando nisso, a Whitening Multiserviços trouxe como pensar um bom cronograma de limpeza semanal para o seu restaurante. Confira e não perca essas dicas!

O que deve constar no cronograma de limpeza semanal do meu restaurante?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desenvolveu um Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Este é de uso obrigatório, portanto, todos os restaurantes e estabelecimentos similares devem seguir seus preceitos.

Neste manual, há dicas, métodos e formas obrigatórias de como manter um estabelecimento limpo. Ele separa alguns dos principais pontos que devem estar num cronograma de limpeza diário, semanal e mensal. No cronograma de limpeza semanal, esse manual separa alguns passos essenciais:

1- Checklist

Todas as semanas, os fornos, fogões, fritadeiras, geladeiras e outros maquinários devem ser limpos e lavados com água corrente e sabão. Isso deve ser feito para que restos de comidas não se acumulem nestes aparelhos, gerando contaminação. Na checklist de um bom cronograma de limpeza semanal, deve contar a limpeza de superfícies, de equipamentos de cozinha e outros que são utilizados. Como limpar:

  • manualmente o cal das pias e torneiras;
  • e higienizar refrigeradores e freezers;
  • manualmente ralos de piso;
  • e higienizar dentro e fora das lixeiras (se não é feito diariamente);
  • fornos manualmente (isso inclui as paredes, porta e prateleiras);
  • manualmente a fritadeira, fervendo-a;
  • manualmente tapetes de chão.

2- Prioridade na limpeza

Você sabia que alguns equipamentos merecem mais atenção na hora da limpeza? É necessário observar quais os espaços e maquinários precisam ser limpos primeiro e com mais frequência. Isso evitará acidentes como incêndios ou inundações por estouro nos canos. A limpeza deve ser bem pensada às necessidades do local. Considerar o que é mais usado durante a semana ajudará nessa fase do seu cronograma de limpeza semanal.

3- Checagem dos equipamentos

Sempre, após a limpeza pesada na cozinha, certifique-se de que todos os equipamentos voltaram a funcionar. É importante lembrar que cada aparelho e utensílio possuem uma forma única e correta para a limpeza. Isso também envolve a análise cuidadosa dos produtos de limpeza utilizados. Confira com seus fornecedores dos produtos de limpeza a composição de cada um. Além disso, é importante entender para que servem, para que não se misture os produtos errados. Isto geraria dano à saúde e ao orçamento, caso seja utilizado um material de forma errada, em algum equipamento.

Conheça a Whitening Multiserviços!

Agora que sabe o que pensar para o seu cronograma de limpeza semanal, que tal chamar quem entende do assunto? Conte com a Whitening Multiserviços para garantir a melhor limpeza de seu estabelecimento!

A Whitening Multiserviços é uma empresa de portaria e limpeza. Além disso, somos referência em terceirização de serviços. Oferecemos serviços de limpeza flash , limpeza e conservação, limpeza pós-obra,
dentre outras. Gostou do nosso trabalho? Entre em contato conosco!

Compartilhe

Artigos recentes

Festa de Natal na escola: como preparar o ambiente?

Preparar o ambiente para a festa de Natal na escola não precisa ser difícil. Confira…

3 semanas atrás

Manchas na parede: como limpar?

Notou algumas manchas na parede de casa? Não se preocupe, leia o artigo e descubra…

3 semanas atrás

Dicas da Whitening: confira as recomendações para limpar chão de taco!

Como limpar chão de taco? A Whitening Multiserviços dá algumas dicas essenciais. Confira já!

1 mês atrás

Saiba como limpar o teto da sua empresa com a Whitening Multiserviços!

Você sabe como limpar o teto? No artigo, a Whitening Multiserviços dá algumas dicas e…

1 mês atrás

Funções do auxiliar administrativo: veja as atribuições profissionais

Quer contratar um profissional terceirizado para te ajudar. Nós temos a solução para você. Confira…

3 meses atrás

Dicas Whitening: saiba limpar o espaço pet em condomínios!

Leia o artigo e confira algumas dicas para fazer uma limpeza do espaço pet em…

3 meses atrás