Cuidar da sala de aula deve ser uma prática adquirida desde os primeiros anos escolares. Por se tratar de um ambiente compartilhado por muitas crianças, é normal que haja uma certa bagunça. Por isso, é preciso que os pequenos aprendam que eles podem ajudar na limpeza e conservação do ambiente onde passam tanto tempo.
Ainda que cuidar da sala de aula não seja uma cultura muito comum no Brasil, em países como o Japão as crianças limpam as salas e até os banheiros das escolas. Talvez por isso, os japoneses sejam reconhecidos como um povo extremamente limpo e organizado, dando, inclusive, uma aula de cidadania ao recolher o lixo das arquibancadas, durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Pode ser uma tarefa difícil ensinar as crianças a cuidar da sala de aula, principalmente se não houver colaboração da família. Mas não é impossível. Para ajudar, a Whitening, empresa de terceirização no RJ, preparou esse artigo com algumas dicas. Assim, cuidar da sala de aula poderá se tornar uma diversão para as crianças.
Dicas para ensinar crianças a cuidar da sala de aula
1- Peça ajuda à família
A educação de uma criança não é, e nunca pode ser, papel exclusivo da escola e dos professores. É preciso que a família caminhe junto com a escola, para que a criança se sinta amparada e consiga absorver tudo o que aprendeu. Na hora de ensinar a cuidar da sala de aula não pode ser diferente. Pais e professores devem, juntos, pensar em maneiras de mostrar às crianças o quanto a organização do lugar em que estamos pode influenciar na nossa maneira de enxergar as coisas e, principalmente, que é papel de todos, inclusive deles, contribuir para que o ambiente em que vivemos seja o melhor possível. Converse com os pais, deixe claro que cuidar da sala de aula não se trata de explorar a criança e forçá-la a fazer trabalhos que deveriam ser de responsabilidade de uma empresa que desenvolve serviços de limpeza no RJ, mas de uma maneira de formar, desde cedo, cidadãos conscientes e preocupados com o bem estar comum.
2- Ensine brincando
Não existe maneira melhor de uma criança aprender alguma coisa do que brincando. Sabendo disso, procure por jogos e brincadeiras em que cuidar da sala de aula seja o tema central. Jogos em grupo, brincadeira de caça ao tesouro e atividades de reutilização de materiais recicláveis podem ser bons meios de mostrar às crianças que todo o lixo que produzimos vai para algum lugar e, por isso, é importante se preocupar com a maneira de descartá-lo. Enfeitar as lixeiras também pode ser uma atividade interessante, além de fazer com que o objeto ganhe destaque e chame a atenção das crianças na hora de jogar alguma coisa no lixo. Independentemente da brincadeira, mostre para as crianças de cuidar da sala de aula pode ser divertido e viver em um ambiente organizado é muito bom.
3- Defina os espaços na sala
Destinar um espaço na sala para cada criança ser responsável pode ajudar a desenvolver um enorme senso de cuidado e responsabilidade. Divida a sala de maneira que cada uma seja responsável por uma pequena parte. Assim, além de manter a sala limpa, a criança cobrará do colega que faça o mesmo, afinal, ninguém irá querer ver o espaço sob sua responsabilidade desorganizado. Crie sistemas de rodízio, para que as crianças cuidem de todos os espaços em algum momento. Cuidar da sala de aula será uma maneira de aprender que depende de todos para que o lugar onde estamos seja limpo e organizado.
4- Faça programas educativos
Levar as crianças para passeios em centros de reciclagem, assistir a filmes que mostrem o destino do lixo e realizar atividades de reutilização são programas educativos que ajudarão a entender que o lixo pode ter muitos destinos. Restos de alimentos podem virar adubos e os materiais usados por eles podem, inclusive, ser feitos com materiais reciclados. Mostre isso da maneira mais divertida e dinâmica possível, para que aprendam a importância da reciclagem. Mostre também o quanto de material é utilizado para fazer todos os móveis da sala, para que dêem valor e não os risque ou danifique. Uma criança que aprende desde cedo a cuidar da sala de aula e dar valor ao que tem se torna um adulto mais consciente.
5- Ofereça incentivos
Ofereça pequenos brindes, para que as crianças se sintam cada vez mais estimuladas a cuidar da sala de aula. Crie uma espécie de ranking mensal, com os alunos mais dedicados a manter a sala organizada. Isso os incentivará a dar o melhor de si, afinal, toda criança gosta de ser recompensada. Mas, deixe claro que o prêmio maior, e que todos ganham, é um ambiente limpo, organizado e acolhedor, ideal para o aprendizado e a diversão.
Ambiente limpo favorece o aprendizado
Não há dúvidas de que fica muito mais fácil aprender em um ambiente que esteja limpo e bem cuidado. Mas, por mais que seja bom para o crescimento das crianças aprender a cuidar da sala de aula, essa não é uma responsabilidade exclusiva delas. Cabe à escola oferecer o melhor ambiente para que as crianças cresçam e se tornem adultos dignos.
A melhor maneira de manter a escola sempre limpa é contratar uma empresa de limpeza no RJ, treinada para cuidar de um ambiente tão importante para o desenvolvimento dos pequenos. Para isso, conte com a Whitening! Temos uma equipe de profissionais capacitados para limpeza de escolas, limpeza pós obra no RJ e outras modalidades. Entre em contato e conheça nossos serviços!