Um grande problema para administradores de condomínio é saber como fazer a gestão de limpeza dos edifícios. Para manter todos os ambientes limpos e otimizando gastos e o trabalho da equipe, é necessário, além de bons profissionais, ter um cronograma de limpeza em condomínio adequado.
Em um condomínio existem três tipos de limpeza: limpeza geral, limpeza de manutenção e limpeza de conservação, e cada uma exige um tipo de cuidado diferente, assim como diferentes frequências. Pensando nisso, a Whitening Multiserviços te mostra como definir um cronograma de limpeza em condomínio de uma forma prática, por meio deste artigo.
Existem três tipos de limpeza que podem ser executadas em um condomínio: limpeza geral, limpeza de manutenção e a limpeza de conservação. A limpeza geral envolve mais serviço e é executada nas áreas de maior circulação de pessoas, como halls e elevadores. Alguns itens precisam ser limpos todo dia, outros semanalmente; a limpeza de manutenção costuma ser mais leve, mas exige cuidado, já que pode ser feita até mais de uma vez por dia; a limpeza de conservação é a que se faz em horário comercial, como, por exemplo, recolher lixo das áreas comuns. É o serviço que mantém o ambiente limpo por mais tempo.
As necessidades de limpeza dependem do perfil do condomínio. Se ele é residencial e com muitas crianças, vai ter necessidades diferentes de um condomínio empresarial, com um fluxo baixo de pessoas. Por isso, o primeiro passo do cronograma de limpeza em condomínio é identificar quais são as áreas comuns, qual frequência de eventos, se o condomínio está localizado próximo a áreas poluídas, necessidades e expectativas dos condôminos. Existem casos em que o local nem precisa de muita limpeza, mas os condôminos são exigentes, e isso precisa ser levado em consideração na hora de planejar o cronograma de limpeza em condomínio.
Sinalize os tipos de materiais, equipamentos e mobiliários presentes no condomínio. A variedade pode ser enorme se considerarmos pisos, paredes, acabamentos, janelas, portas e revestimentos, por exemplo. Cada material precisará de um tratamento específico na hora da limpeza.
É necessário que uma rotina de limpeza seja definida, já que não são todas as áreas que precisam ser limpas diariamente, por exemplo. Por isso, estabelecemos algumas dicas de frequência para o seu cronograma de limpeza em condomínio.
– Hall de entrada;
– Elevadores;
– calçada (utilizando uma vassoura);
– banheiros;
– sauna;
– sala de ginástica;
– vestiários;
– aparelhos da portaria (telefones, interfones, monitores e computadores);
– objetos de decoração.
– playground;
– brinquedoteca;
– quadras esportivas;
– churrasqueiras (se forem utilizadas, devem ser limpas novamente);
– salão de jogos;
– caixas de hidrantes e extintores;
– quadros de decoração e de aviso;
– prataria decorativa;
– móveis.
– vidros de portarias e áreas comuns;
– salão de máquinas;
– halls de pisos de madeira ou pedras como mármore e ardósia para encerar;
– paredes.
– garagem;
– escadas de emergência;
– salão de festas;
– janelas externas de áreas comuns;
– grades e portões;
– calçada com máquina hidrojateadora.
Se você busca por profissionais que tenham a capacidade de montar um cronograma de limpeza em condomínio que seja eficaz e condizente com as necessidades do local, e que possam executar o serviço de uma maneira correta, conte com a Whitening Multiserviços. Somos uma empresa de limpeza e conservação que possui profissionais especialmente capacitados para lidar com a demanda de serviço do seu condomínio. Entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre nossos serviços.
Links úteis:
limpeza de escritórios
empresas de limpeza rj
firma de limpeza rj
terceirização de mão de obra rj
Preparar o ambiente para a festa de Natal na escola não precisa ser difícil. Confira…
Notou algumas manchas na parede de casa? Não se preocupe, leia o artigo e descubra…
Como limpar chão de taco? A Whitening Multiserviços dá algumas dicas essenciais. Confira já!
Você sabe como limpar o teto? No artigo, a Whitening Multiserviços dá algumas dicas e…
Quer contratar um profissional terceirizado para te ajudar. Nós temos a solução para você. Confira…
Leia o artigo e confira algumas dicas para fazer uma limpeza do espaço pet em…