O atendimento dos telefonistas de uma empresa diz muito sobre a qualidade dos serviços oferecidos por ela. Eles são o primeiro contato da grande maioria dos clientes com a empresa e, por isso, devem estar sempre preparados para prestar todos os esclarecimentos de maneira objetiva, atenciosa e precisa.
Devido à importância de um bom atendimento dos telefonistas para o crescimento e reconhecimento das empresas, a Whitening preparou esse artigo com algumas dicas para que esses profissionais sejam cada vez melhores no cumprimento da sua função e nenhum cliente seja perdido por se considerar mal atendido.
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Fenattel), os telefonistas são os principais responsáveis pela condução do contato entre clientes e empresas. Por isso, esses profissionais devem ter uma preparação técnica, postura e bom tom de voz. Além disso, é fundamental boa fluência verbal e carisma ao lidar com as pessoas, para causar uma boa impressão.
Confira abaixo 5 dicas para que o atendimento dos telefonistas da sua empresa se torne cada vez melhor e, assim, abra caminhos para novos clientes.
É muito incômodo estabelecer uma comunicação por telefone com alguém que fale muito baixo ou alto demais. Por isso, o atendimento dos telefonistas deve ser feito em um tom de voz que seja compreensível aos ouvidos de quem está do outro lado da linha, mas baixo o suficiente para que as pessoas em outras salas não escutem o que está sendo dito. Até porque, os telefonistas costumam estar em posse de dados sigilosos, que não devem ser do conhecimento dos demais funcionários da empresa.
Os telefonistas devem atender ao telefone dizendo o nome da instituição para a qual trabalham e, se possível, informando o seu nome. Dessa forma, fica mais fácil a identificação para o caso de a pessoa do outro lado da linha ter cometido um erro, evitando tempo gasto com enganos e possíveis trotes.
É fundamental que os telefonistas saibam discernir uma ligação pessoal das ligações do trabalho. Para dar um tom mais formal às ligações, algumas expressões usadas normalmente devem ser substituídas, por exemplo:
“Quem é?” por “quem gostaria de falar?”;
“De onde é?” por “o senhor fala em nome de qual empresa?”;
“Sobre o quê?” por “você poderia me adiantar o assunto, por favor?”
Também é importante tratar quem quer que esteja ligando de maneira impessoal, como “senhor” ou “senhora”.
Ao acumular muitas tarefas, os telefonistas podem acabar deixando o atendimento para segundo plano, fazendo com que perca a qualidade. A prioridade é o atendimento telefônico, porque um bom atendimento dos telefonistas depende muito da atenção dedicada ao cliente e à sua solicitação. Sendo assim, demais tarefas devem ser realizadas por pessoas treinadas para isso ou só devem ser direcionadas caso não interfiram no andamento da sua atividade principal, que é atender os clientes da melhor maneira possível.
Tentar contato com uma empresa cujas linhas estão sempre ocupadas pode fazer com que o cliente desista e busque outra alternativa. Para evitar esse problema, é preciso que a empresa disponha de mecanismos, como uma central PABX, para que a ligação seja transferida rapidamente para o setor responsável pela demanda, a fim de que os atendentes fiquem livres para atender outras ligações. Além disso, é possível instalar mais de uma linha na mesma central, para que o telefone esteja sempre disponível. Existem centrais de PABX que suportam várias linhas e essa é uma maneira de manter sempre uma linha livre para os clientes que tentem contato.
A melhor maneira de garantir profissionas treinados e capacitados para realizar os atendimentos telefônicos da sua empresa é buscando uma empresa de terceirização de serviços. Terceirizar o atendimento dos telefonistas, além de isentar a sua empresa das preocupações e burocracias geradas pela contratação de funcionários, te fará ter a certeza de que apenas profissionais bem treinados irão executar o serviço de atendimento, que é primordial para o bom funcionamento do seu negócio.
A Whitening atua há anos com a terceirização de mão de obra como telefonistas, recepcionistas e porteiros, com o objetivo de levar para as empresas pessoas comprometidas, treinadas e prontas para desenvolver um trabalho de excelência. Ao contratar os serviços da Whitening, tenha a certeza de que o atendimento dos telefonistas será de alto padrão.
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