Quem possui propriedades sabe que a segurança patrimonial é um cuidado necessário. Porém, na hora de contratar um profissional muitos ficam na dúvida entre o vigia e o vigilante. Apesar de usados como sinônimos, essas duas profissões possuem responsabilidades e papéis diferentes. A Whitening Multiserviços te conta qual é a diferença entre vigia e vigilante!
Continue lendo o artigo e saiba mais!
Diferença entre vigia e vigilante: quais são?
Esses dois profissionais são vistos em contextos e atividades semelhantes, contribuindo para as pessoas acreditarem que são a mesma coisa. Porém, a diferença entre vigia e vigilante abrange pontos como: proteção, especialização e até porte de armas. Conheça as diferenças a seguir:
1- Regularização
A principal diferença entre vigia e vigilante é a regularização da profissão. Os vigilantes são regulamentados, regidos pela Lei nº 7.102/83. Além disso, são fiscalizados pela Polícia Federal, que exige registro profissional por meio da Carteira Nacional de Vigilante. Já os vigias não são regulamentados ou fiscalizados, e nem precisam de autorização para trabalhar.
2- Atividade exercida
Podem até parecer que ambas as profissões exercem as mesmas atividades, mas a realidade é diferente. O vigilante atua protegendo o patrimônio e também as pessoas que estão dentro dele, podendo agir em situações de risco. Além disso, podem atuar também na segurança pessoal, transporte de valores e escolta armada.
Os vigias tem como objetivo zelar pelo patrimônio fechado, evitando anormalidades, como: entrada de pessoas estranhas, incêndios e qualquer outro tipo de dano.
3- Especialização
Outra diferença entre vigia e vigilante é a especialização. Para quem atua como vigia não é necessário nenhum tipo de treinamento ou qualificação. Já os vigilantes precisam realizar um curso de formação que seja reconhecido pela Polícia Federal. Além disso, passam por testes físicos e psicológicos, bem como é avaliado se possuem antecedentes criminais e pendências com o serviço militar.
4- Porte de armas
Os vigilantes têm o porte de arma expedido pela Polícia Federal, também passam por treinamentos para atuar em situações de risco e para aprender técnicas de defesa pessoal. Já os vigias não podem portar armas, já que a profissão não é regulamentada e nem podem atuar em situações de risco, limitando-se a observar o ambiente.
Conte com a Whitening Multiserviços para manter sua propriedade segura!
Agora que você entende as diferenças entre essas profissões, pode decidir qual é a melhor opção para você. Aqui na Whitening Multiserviços você encontra a possibilidade de contratar um vigilante terceirizado. Nossos profissionais são altamente capacitados e atualizados sobre o mercado. Leia o nosso blog e saiba mais sobre a terceirização de serviços. Ficou interessado? Entre em contato conosco agora!