O piso antiderrapante tem algumas características específicas que vão além de dar resistência ao escorregamento. No geral, eles possuem uma superfície texturizada que é justamente o que ajuda a proporcionar maior aderência aos calçados evitando escorregões e quedas. Mas, por outro lado, a sua limpeza pode ser um pouco mais pesada do que um piso polido, por exemplo. Pensando em lhe ajudar, a Whitening trouxe, no artigo de hoje, algumas dicas para tirar tinta seca do piso antiderrapante. Acompanhe a leitura e descubra!
5 dicas para tirar tinta seca do piso antiderrapante
1 – Raspar a tinta
Em primeiro lugar, dependendo do tipo da tinta é possível usar uma espátula de plástico para raspar cuidadosamente e tirar a tinta seca do piso. É preciso ter muito cuidado para não danificar a superfície do piso antiderrapante durante o processo.
Para que não ocorram falhas ou arranhões é preciso aplicar uma pressão suave na hora de raspar a tinta. Depois disso, basta remover a tinta solta com um pano limpo ou uma escova macia e limpar o local.
2 – Produtos químicos removedores de tinta
Existem produtos químicos especificamente formulados para remover tinta. Para utilizá-los siga as instruções do fabricante. Aplique o removedor de tinta no local manchado. Deixe o produto agir por alguns minutos e, em seguida, use uma escova de cerdas macias para esfregar suavemente a tinta solta. Lave bem o piso com água limpa após a remoção da tinta.
3 – Solventes
Assim como os produtos químicos, alguns solventes, como o thinner, por exemplo, também podem ajudar a amolecer e tirar tinta seca do piso. O ideal é aplicar diretamente na área manchada e deixar agir por alguns minutos. Lembre-se de sempre ler as instruções e possibilidades de aplicações para não causar um problema ainda maior no piso.
4 – Lixar
Em casos extremos, quando outras opções não funcionam, pode ser necessário lixar o chão para tirar tinta seca do piso antiderrapante. Se esse for o caso, use uma lixa de grão fino para lixar suavemente a tinta, tendo cuidado para não danificar a superfície do piso. Após o lixamento, limpe bem o local para remover qualquer resíduo de tinta.
5 – Contrate uma empresa especializada
A sujeira pós-obra pode ser desafiadora porque durante o período da reforma são usados muitos materiais pesados como cimento e tintas. Dessa forma, se não houver cautela na hora de pintar, principalmente o teto, podem restar pingos de tinta de recordação no chão. Assim, ao terminar tudo pode ser necessário contratar uma empresa especializada em limpeza para ajudar. Ela conta com profissionais especializados que usam os produtos adequados para cada tipo de problema e superfície.
Lembrando que independente da técnica escolhida para tirar tinta seca do piso sempre é preciso fazer um teste em uma área discreta. Isso ajuda a garantir que não haja danos ao piso antiderrapante. Se necessário, consulte um profissional especializado em limpeza ou manutenção de pisos para obter orientação adicional.
Fale com a Whitening!
A Whitening é uma empresa de terceirização de serviços e limpeza. Trabalhamos com diversos segmentos e oferecemos atendimento em academias, clínicas, condomínios, escolas, e até na sua casa para tirar tinta seca de piso antiderrapante.
Garante a melhor limpeza com a nossa equipe. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!