Todos sabem que um local bem limpo e higienizado é mais agradável a quem convive nele. Em caso de restaurantes, isso é especialmente mais sério. Por serem locais de preparação e consumo de alimentos, restaurantes devem estar sempre em dia com dicas de limpeza. Seja diariamente, semanalmente e mensalmente, esse cuidado precisa ser feito corretamente. Pensando nisso, a Whitening Multiserviços trouxe como pensar um bom cronograma de limpeza semanal para o seu restaurante. Confira e não perca essas dicas!
O que deve constar no cronograma de limpeza semanal do meu restaurante?
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desenvolveu um Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Este é de uso obrigatório, portanto, todos os restaurantes e estabelecimentos similares devem seguir seus preceitos.
Neste manual, há dicas, métodos e formas obrigatórias de como manter um estabelecimento limpo. Ele separa alguns dos principais pontos que devem estar num cronograma de limpeza diário, semanal e mensal. No cronograma de limpeza semanal, esse manual separa alguns passos essenciais:
1- Checklist
Todas as semanas, os fornos, fogões, fritadeiras, geladeiras e outros maquinários devem ser limpos e lavados com água corrente e sabão. Isso deve ser feito para que restos de comidas não se acumulem nestes aparelhos, gerando contaminação. Na checklist de um bom cronograma de limpeza semanal, deve contar a limpeza de superfícies, de equipamentos de cozinha e outros que são utilizados. Como limpar:
- manualmente o cal das pias e torneiras;
- e higienizar refrigeradores e freezers;
- manualmente ralos de piso;
- e higienizar dentro e fora das lixeiras (se não é feito diariamente);
- fornos manualmente (isso inclui as paredes, porta e prateleiras);
- manualmente a fritadeira, fervendo-a;
- manualmente tapetes de chão.
2- Prioridade na limpeza
Você sabia que alguns equipamentos merecem mais atenção na hora da limpeza? É necessário observar quais os espaços e maquinários precisam ser limpos primeiro e com mais frequência. Isso evitará acidentes como incêndios ou inundações por estouro nos canos. A limpeza deve ser bem pensada às necessidades do local. Considerar o que é mais usado durante a semana ajudará nessa fase do seu cronograma de limpeza semanal.
3- Checagem dos equipamentos
Sempre, após a limpeza pesada na cozinha, certifique-se de que todos os equipamentos voltaram a funcionar. É importante lembrar que cada aparelho e utensílio possuem uma forma única e correta para a limpeza. Isso também envolve a análise cuidadosa dos produtos de limpeza utilizados. Confira com seus fornecedores dos produtos de limpeza a composição de cada um. Além disso, é importante entender para que servem, para que não se misture os produtos errados. Isto geraria dano à saúde e ao orçamento, caso seja utilizado um material de forma errada, em algum equipamento.
Conheça a Whitening Multiserviços!
Agora que sabe o que pensar para o seu cronograma de limpeza semanal, que tal chamar quem entende do assunto? Conte com a Whitening Multiserviços para garantir a melhor limpeza de seu estabelecimento!
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