Limpeza e saúde são dois fatores indissociáveis, principalmente quando se trata do ambiente de trabalho, onde os colaboradores passam grande parte do dia confinados em um mesmo ambiente. Um ambiente sujo tende a causar males físicos e psicológicos, como alergia e propensão ao estresse e depressão, além de doenças de pele e respiratórias. Do contrário, um ambiente limpo, além de favorecer a produtividade dos funcionários, contribui para evitar possíveis afastamentos causados por doenças de diversos tipos.
Uma pesquisa realizada pela ISSA, Associação Mundial da Indústria de Limpeza, que é a maior do mundo no segmento de limpeza, constatou que, em um local adequadamente limpo, as chances de que o funcionário contraia doenças respiratórias, como gripe e resfriado, podem cair 80%. Além disso, 62% das superfícies ficam completamente livres da contaminação por vírus quando são limpas. Com isso, 46% menos colaboradores de uma empresa precisam se ausentar por problemas de saúde. Quer saber mais sobre como limpeza e saúde estão ligadas? Acompanhe esse artigo que a Whitening preparou para você.
4 fatores que ligam limpeza e saúde
1- A limpeza evita diversos tipos de alergias
Diversas alergias de pele e respiratórias podem aparecer em decorrência de um ambiente que não é limpo adequadamente. A falta de limpeza pode provocar tosse, coriza, garganta ressecada e prurido nasal, em decorrência do ácaro, presente em ambientes com poeira e úmidos, e da poeira presente sobre os móveis do escritório e ar-condicionado. Além disso, quando as rotinas de limpeza são deixadas de lado, podem surgir diversas irritações na mucosa do aparelho respiratório, que tendem a causar espirros sucessivos e outras alergias respiratórias.
2- Um ambiente limpo previne doenças infecciosas
Os microrganismos estão presentes em todos os lugares inimagináveis. E o escritório não foge à regra, principalmente por se tratar de um ambiente dividido por diversas pessoas, em um grande período de tempo. Grande parte dos microrganismos presentes no ambiente são extremamente nocivos à saúde, como fungos, micróbios, bactérias, vírus e germes, causadores de doenças como dermatoses e intoxicações alimentares.
3- Ambientes sujos são mais propensos a insetos
Além de desagradáveis, os ambientes sujos são grande atrativos para moscas, traças, baratas e outros insetos que, além de darem uma péssima aparência ao ambiente, são causadores de doenças. Para evitar essas infestações, além de conservar o escritório limpo, a fim de manter a limpeza e saúde, é importante mantê-lo arejado, com as lixeiras vazias e a uma temperatura adequada, que impeça a proliferação desses seres.
4- A sujeira do ambiente causa prejuízos para a empresa
A mesma pesquisa da ISSA revelou que a relação entre limpeza e saúde impacta diretamente no rendimento da empresa. As faltas ocasionadas pela sujeira do ambiente de trabalho custam, em média, 225 bilhões de dólares por ano aos cofres das empresas em todo mundo. A maioria dessas faltas são em decorrência da exposição ao pó, que leva o funcionário a ter sintomas de resfriado ou gripe. Esses sintomas podem ser responsáveis pela perda total de rendimento do funcionário ou afetar as suas habilidades cognitivas, causando uma queda de produtividade.
Para uma melhor qualidade de vida dos funcionários, é fundamental que os gestores das empresas entendam a importante em relação entre limpeza e saúde. Para isso, manter o ambiente de trabalho limpo e conservado, é uma maneira de, além de oferecer melhores condições de trabalho, evitar prejuízos decorrentes a faltas por doenças respiratórias, ocasionadas por um ambiente sujo.
Se você deseja manter a sua empresa sempre limpa e conservada, conte com a Whitening! Somos uma empresa de terceirização de mão de obra no RJ, que realiza serviços de limpeza de escritórios, limpeza pós-obra e demais serviços de manutenção da limpeza e organização do ambiente de trabalho. Entre em contato e conheça tudo o que a Whitening pode fazer por você!
Links úteis:
empresa de portaria e limpeza;
terceirização de portaria;
empresas de limpeza rj.