A limpeza em condomínios é fundamental não só para o bem-estar e saúde dos condôminos, mas para a conservação do prédio e, sem dúvida, é um assunto que os síndicos podem não gostar muito. A limpeza em condomínios depende de organização e planejamento impecáveis para que os gastos e o tempo utilizado no serviço possam ser controlados. É fato que, para que se tenha um local limpo e se economize gastos, a pesquisa por bons profissionais é indispensável.
Sendo assim, a pergunta que deve ser feita é: o que os síndicos devem levar em consideração no momento em que estão organizando a sua limpeza em condomínios? Descubra agora!
Dicas para limpeza em condomínios
Disponibilize materiais e equipamentos adequados
Quando o assunto é limpeza, deixar todo material e equipamento necessário à disposição dos trabalhadores deve ser uma preocupação do responsável pela contratação. E, como cada área do condomínio exige um tipo de limpeza diferente, consequentemente diferentes tipos de materiais devem estar disponíveis.
É válido ressaltar que, mesmo que o material esteja à disposição, é necessário que se tenha o controle do que está sendo usado. Assim, o estoque se mantém sempre em ordem, evitando que haja falta ou uso em demasia.
Evite acumular sujeira
Áreas em que ocorrem frequente circulação de pessoas demandam uma limpeza constante. Por isso, não deixar a sujeira acumular demais é fundamental para conservar os ambientes limpos. Banheiros, vidros, portas, escadarias, elevadores, o salão de festas e a academia: todos esses itens e ambientes devem ser constantemente limpos e mantidos em condições de uso.
Limpeza de vidros normalmente é um assunto que causa bastante dúvida em algumas pessoas. Algumas dúvidas frequentes são: que tipo de material usar, como evitar as manchas, e etc. Você pode saber as respostas para essas e outras questões aqui.
Tenha um cronograma de limpeza
Os ambientes presentes em um condomínio exigem cuidados diferentes. Enquanto determinadas áreas precisam ser limpas todos os dias, outras podem contar com uma limpeza periódica. Por isso, para que a equipe de limpeza organize seu trabalho de maneira eficiente, é importante elaborar um programa de limpeza adequado. Liste todas as áreas que precisam ser limpas, determine as frequências, e analise com frequência se a faxina está sendo feita de maneira adequada.
Não atrapalhe os condôminos
Nada pior para moradores e visitantes de um condomínio do que tropeçar em mangueiras, rodos, vassouras, entre outros materiais, enquanto circulam pelo condomínio. Ou mesmo que tenham que caminhar sobre poças d’águas e sabão. Imagine se um morador necessita usar a academia, por exemplo, e exatamente naquele determinado horário o ambiente está interditado devido à limpeza? Por isso, quando se elabora um cronograma de limpeza, é necessário levar em consideração os horários de maior circulação, se esforçando ao máximo para diminuir o desconforto causado aos condôminos.
O ideal é que a limpeza ocorra sempre no horário com menor circulação de pessoas, assim se evita desconforto e insatisfação.
Providencie equipamentos de segurança
Durante a rotina de limpeza, os funcionários estão em contato constante com equipamentos e produtos que podem causar alergias e diversos danos à saúde. Por isso, providencie os devidos equipamentos de segurança para a equipe de limpeza. Estes cuidados garantirão uma limpeza bem feita e o bem-estar dos funcionários. Placas de sinalização, como a de “piso molhado”, também são necessárias para evitar possíveis acidentes.
Como você pode perceber, montar uma boa limpeza em condomínios só depende basicamente de cuidado e organização. No entanto, vale lembrar que terceirizar a mão de obra irá facilitar a sua vida. Entenda quais são as vantagens de terceirizar a mão de obra de limpeza e conservação, e tenha uma rotina de limpeza feita por profissionais.
Links úteis:
firma de limpeza
terceirização de serviços
empresa de limpeza
empresas de limpeza